Menus

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Animais jovens e pesados

Os bovinos da Pecuária Balestra, seguem em regime de semi-confinamento e estão recebendo uma dieta de alto grão, formulada por Gabriel de Morais, o técnico da DSM, para evitar que os animais percam peso por causa da queda na qualidade nutricional do pasto na entrada da seca.



A suplementação, ofertado na proporção de 2% do peso vivo (PV), é mais rica em energia (passou de 70% para 76% de NDT, nutrientes digestíveis totais), devido à maior quantidade de milho moído, que agora representa 92,9% da formulação, restando 2% para o farelo de soja e 1,4% para a ureia. 

Morais explica que a quantidade de concentrado (cerca de 9 kg/cab/dia) é superior à ofertada em muitos confinamentos, mas essa medida é necessária para garantir a deposição de gordura subcutânea e assegurar que os novilhos sejam abatidos com até dois dentes definitivos, peso de 23@ e acabamento entre mediano e unifome (3 mm a 10 mm), padrão considerado desejável pela indústria frigorífica.



terça-feira, 20 de junho de 2017

Nova safra no sequestro

Os bovinos que irão para o gancho em 2018 já começam a ser preparados . Para evitar perda de peso no processo de desmama, Igor introduziu uma dieta de adaptação no creep feeding, 30 dias antes de apartar os bezerros das mães. Assim, ao chegarem nas instalações do sequestro estes animais já estarão adaptados à nova dieta e tendem a manter o ganho medio de peso diário em 600 g. " A cada ciclo aprendemos um pouco mais e vamos aprimorando o sistema de engorda". diz o gestor.



Na safra 2017/2018 serão 380 animais, 350 Nelores e 30 bovinos leiteiros 


terça-feira, 13 de junho de 2017

Boiada no semiconfinamento

A crise econômica e política acertou em cheio a pecuária brasileira, que tem visto o preço da arroba minguar em função da crise da operação carne fraca e da delação do JBS. 
Para esperar a poeira baixar e o mercado reencontrar seu rumo, Igor Balestra adotou o semiconfinamento para concluir o acabamento de carcaça de todo o lote de bovinos na fazenda. 


A estratégia é comum entre os pecuaristas tecnificados para superar um grande desafio da produção no período da seca, que é o baixo desempenho zootécnico por causa da redução na disponibilidade e qualidade de pastagens e será um aliada importante para ajudá-lo a aumentar a deposição de gordura na carcaça dos animais e aumentar seus ganhos no momento do abate.




terça-feira, 6 de junho de 2017

Animais da fazenda engordam mais

Durante a recria dos machos, Igor Balestra precisou comprar um lote de 102 garrotes para aumentar a lotação e garantir que toda a àrea do rotacionado fosse plenamente pastejada. Com a chegada dos animais comprados foi possível verificar o efeito positivo do manejo nutricional sobre o desempenho do bovinos nascidos na fazenda, chamados de “crioulos” por pelo administrador. “No sequestro, quando os dois lotes foram submetidos à mesma dieta, os de compra engordaram 594 gramas por dia, enquanto o ganho de peso dos crioulos chegou a 633 gramas, uma diferença de 6,5%”, afirmou.




É sempre bom lembrar que cuidados como a adaptação pós- desmame, o manejo sanitário e o bem-estar animal são fatores que colaboram para o bom desempenho dos bezerros.