O confinamento ou sequestro de bezerros por períodos determinados, é uma estratégia cada vez mais adotada por fazendas tecnificadas, como a Pecuária Balestra, para aumentar a receita por hectare na propriedade. Além da vantagem de terminar o boi mais rapidamente,o sequestro dos bezerros desmamados apresenta rendimento superior. Está mais que provado que quanto mais cedo o animal vai para o abate, mais leve será a ossatura e maior o produção de carne .
O manejo é adotado principalmente na seca, com retorno ao pasto no período das águas antes da terminação intensiva para eliminar o principal gargalo do ciclo de produção de um boi gordo, que é a fase de recria no pós-desmama.
Na maior parte das regiões produtoras esta fase ocorre entre maio e setembro, que é o pior período de oferta forrageira em termos quantitativos e qualitativos. Além de enfrentar o estresse da desmama, as crias normalmente saem do conforto das tetas da mãe para os pastos e ali encontram para comer apenas macegas, que, além de duras e pouco digeríveis, têm baixa qualidade em termos nutricionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário